A adequação à LGPD está diretamente ligada à competitividade, à reputação e à situação jurídica de uma empresa. Portanto, hoje em dia, tratar e proteger adequadamente os dados de todos que se relacionam com o negócio está se tornando um item a ser levado em conta no momento de contratar um fornecedor.
A DPOfficer brazil, consultoria que atende à CIC de Caxias do Sul no seu projeto de adequação, listou cinco benefícios que as empresas adequadas passam a ter. Eles estão diretamente ligados a posicionamento de mercado e, é claro, à lucratividade, assuntos que interessam diretamente a todos os empresários. Confira:
Estar adequado é um reforço importante na reputação da marca, o que naturalmente aumenta a confiança dos clientes, parceiros de negócios e fornecedores em contratar uma empresa adequada.
Os problemas decorrentes de dados pessoais que não são tratados da maneira prevista pela LGPD podem arranhar uma marca. Em tempos de redes sociais, um cliente com dados expostos pode espalhar essa situação para um grande número de pessoas.
O número de empresas adequadas vem crescendo, o que faz com que elas optem por fornecedores que também estão em conformidade. Quando um negócio está adequado, o mercado reconhece.
A LGPD está em pleno vigor, ou seja, todos os negócios estão suscetíveis a fiscalizações e sanções da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e, ainda, demandas propostas por clientes, fornecedores ou funcionários em razão de tratamento irregular de dados pessoais.
O tratamento de dados pessoais de forma correta cria em toda a empresa uma cultura de transparência, o que contribui para uma relação mais estável, honesta, tranquila e confiante entre empresa, clientes e fornecedores.