Artigo | Vanderleia Finco Fuga*
Em tempos onde as emoções têm se revelado à flor da pele e comprometido as relações, é importante identificarmos o motivo de atitudes não positivas e tratá-las com inteligência emocional. Lembrando que, no combo que pode gerar emoções afloradas estão algumas características do mundo contemporâneo, como o imediatismo, excessos, velocidade, tecnologia, somados a auto cobrança, ansiedade, medo, tristeza, falta de perspectiva, de solidariedade, de empatia… um misto de sentimentos!
Um processo cheio de dores, mas também de aprendizados e de evolução, seja no âmbito do trabalho ou nas relações sociais, num contexto onde tudo muda rapidamente.
Mas, saber administrar as emoções é importante para se viver melhor e ser uma pessoa estável?
As empresas estão mais dispostas a promover e valorizar profissionais que sabem gerir seu emocional porque eles se mostram mais produtivos, constantes na geração de resultados e equilibrados na hora de tomar as decisões.
Você já parou para pensar sobre que marcas deixamos nas pessoas? Como as pessoas que trabalham com você a definem?
Nosso relacionamento com os demais depende muito do nosso estado emocional. Bem como a importância que nos permitimos compreender como e por que as pessoas reagem a determinados acontecimentos, criando assim uma linha de comunicação mais afetiva evitando determinados conflitos.
Comportamento humanizado
No ambiente de negócios contemporâneo, junto com a tecnologia, a gestão de pessoas se tornou uma das principais fontes de vantagem competitiva. Por isso é inquestionável a importância dos gestores desenvolverem um olhar para as equipes e tornarem seu comportamento humanizado. A liderança inspiradora torna-se um ativo precioso, na medida em que mobiliza seus pares e liderados.
A cultura e o ambiente de uma empresa são consequências de atitudes das pessoas que fazem parte do ambiente.
Emoções equilibradas
Nosso processamento emocional é mais rápido que o racional, sendo assim somos movidos pelas emoções: raiva, medo, tristeza, alegria e amor.
Foque nos aprendizados, nas vitórias, nas pequenas conquistas, nos acertos, seja grato e acredite que as coisas darão certo.
Utilize ferramentas de autoconhecimento, de análise e geradoras de uma mudança de mentalidade. Visualize, imagine, crie consciência das suas próprias emoções, reações, comportamentos, talentos e consciência de onde você quer chegar através das suas atitudes.
Assim você poderá estimular o autodesenvolvimento e a capacidade de motivar e engajar pessoas!
*Especialista em Gestão Humanizada e Estratégica de Pessoas. Psicóloga, com formação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), MBA em Gestão Empresarial – ênfase em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em Melhoria da Qualidade pela PGQP (ASQ). Sócia proprietária da Dypersona Prestação de Serviços Ltda e instrutora de cursos na CIC Caxias.
Foto que ilustra o tema: Pixabay/Divulgação