Por Cristiano Santos*
Para se destacar no LinkedIn, segundo o expert no assunto Cristiano Santos, TEDx Speaker e LinkedIn Top Voices, é preciso muito mais do que apenas colocar uma foto bem produzida ou preencher o perfil com o máximo de informações do currículo. Para o especialista, a chave de ouro para chamar a atenção é o relacionamento. “E é justamente nesse ponto que muitos empreendedores brasileiros pecam, pois esquecem que por trás de cada perfil há uma pessoa real, com desejos, anseios e necessidades. Ou seja, um cliente em potencial”, alerta.
O consultor ressalta ainda que o LinkedIn, com profissionais de várias áreas de atuação, proporciona uma grande oportunidade também para os empreendedores que, aos poucos, estão descobrindo a força que um bom networking pode dar ao seu negócio.
Mas como se destacar em uma rede que congrega mais de 850 milhões de usuários cadastrados, desses, cerca de 63 milhões são de contas brasileiras, em meio a transformações constantes impulsionadas pelo aceleramento do digital?
Confira as dicas preciosas de Cristiano Santos, no portfólio de palestrantes da segunda edição do Let’s Marketing, promovido pela CIC Caxias em agosto, para criar um perfil estratégico na rede.
Com a expansão do mercado digital, é natural que o consumidor mude seus hábitos de compra e a forma de procurar serviços. E por ser um ambiente mais profissional, o LinkedIn acaba sendo também uma das fontes na busca de referências. E claro, há diversas formas para um empreendedor deixar o perfil mais atraente para os antigos e novos clientes.
Confira abaixo dicas essenciais de marketing pessoal e relacionamento no LinkedIn:
1. Conecte-se e interaja com seus novos contatos
Criar uma rede diversificada pode ser interessante, mas se aproximar de seus contatos é o diferencial. Responda, comente, tire as dúvidas, dê retorno. Demonstre interesse pelas pessoas, da mesma forma que você quer que elas se interessem pelo seu produto.
2. Apresente-se ao mundo e mostre suas intenções
O LinkedIn não é lugar para timidez. A palavra de ordem é relevância. E como se tornar relevante num ambiente com mais de 670 milhões de usuários? Com clareza e objetividade. Deixe claro em seu perfil quais serviços são prestados pela sua empresa, ou por você mesmo, ainda que de forma autônoma. Missão e visão não devem ser apenas valores pessoais e emocionais. Devem estar registrados em sua página com destaque.
3. Compartilhe o sucesso do seu trabalho
As pessoas simplesmente se identificam com cases e histórias de êxito. Seu produto ou serviço fez a diferença na vida de algum cliente? Você conseguiu um destaque na mídia com sua atuação? Divulgue isso imediatamente. Faça com que as notícias boas também cheguem à sua rede de contatos. Não fique atento apenas às reclamações. Faça o seu próprio marketing positivo, conte as novidades para os outros profissionais e aproxime-os para a comemoração. O sucesso também é algo a ser compartilhado.
Sucesso!
*Criador da comunidade LinkedIn de A a Z – Como criar um perfil de sucesso