Nesta seção TalkMais com personalidades empresariais, na qual revelamos curiosidades pelo próprio olhar do entrevistado sobre a sua trajetória de vida, apresentamos a empresária Idalice Manchini. A executiva, que foi a primeira mulher a presidir o Sindilojas Caxias, em 68 anos, compõe atualmente a vice-presidência de Comércio da CIC Caxias e é vice-presidente da Fecomércio – RS.
Sócia-fundadora da Pole Modas, a dinâmica Idalice declara que, literalmente, veste o propósito da grife de moda feminina que comanda há 44 anos, para definir o seu perfil, que é o de “provocar na mulher o prazer de ser feliz, confiante e dona de si”. Também é enfática ao afirmar que não se vê atuando em outro ramo.
Saiba mais nos tópicos em destaque e inspire-se.
Idalice Manchini por Idalice Manchini
Idalice Manchini – Empresária, emancipada desde os 17 anos. Sou o próprio propósito da empresa da qual sou sócia-fundadora há mais de quatro décadas, e na qual atuo como diretora financeira/administrativa e recursos humanos. Me sinto feliz e orgulhosa pela minha trajetória. Inclusive ao relembrar dos muitos momentos que precisei conciliar o trabalho com a rotina familiar, envolvendo filhos, o marido, a casa e os estudos de graduação. Performance retratada ainda hoje por muitas mulheres. Nosso dia a dia é uma escolha onde as decisões são 50% emoção e 50% razão.
O que mais gosta na tua atividade profissional?
Idalice Manchini – O que eu mais gosto na minha atividade é que eu não tenho uma rotina. Sempre estou em movimento com os clientes, nos pontos de venda das nossas lojas e junto atendendo as demandas que são de minha responsabilidade. Sinto prazer de pertencer à organização, e gosto de frisar que um líder sem problemas é um líder sem emprego e/ou trabalho.
Um desafio atual …
Idalice Manchini – Além do foco no cliente, para saber corresponder suas necessidades e a sua satisfação, a compra on-line de importados não tributada tem sido nosso maior desafio. Um dos princípios do direito tributário é o da isonomia fiscal (ou igualdade), que está previsto na Constituição Federal e determina tratamento igual aos contribuintes que se encontrem em situação equivalente. O comércio varejista, dentre outros segmentos, sofre muito com essa concorrência desleal, especialmente de sites chineses e asiáticos que remetem mercadorias ao Brasil. Aqui em Caxias do Sul, por exemplo, chega um volume imenso de produtos burlando a fiscalização, com preços muito baixos, sem recolher tributos, enfraquecendo muito as nossas empresas.
Um desafio superado …
Idalice Manchini – Em 1996, quando abrimos uma loja no Shopping Iguatemi Caxias (atual Villagio Caxias) ao mesmo tempo que adquirimos uma loja no Italian Shopping. Na época, as consumidoras caxienses não tinham o hábito de dirigir carro e transitar numa ERS-122 para ir num centro de compras. O movimento de clientes não correspondia às expectativas para cobrir o custo das duas operações. Enfrentamos dificuldades. Trabalhamos por cinco anos com uma lucratividade baixa e muitas vezes a matriz cobrindo os custos desta nossa primeira filial.
Conquista recente …
Idalice Manchini – Implementação do processo de sucessão familiar nas lojas Pole Modas. Estamos muito felizes com a adesão da minha filha e das filhas da minha sócia Diva Posser, juntas nessa jornada de 44 anos. Consideramos esse, um passo muito importante, pois assim a Pole terá legado contínuo em família. E um dos nossos valores é a evolução e inovação constante.
Também menciono, a conquista do Troféu Ítalo Victor Bersani neste ano de 2023, na categoria Comércio. Distinção outorgada pela CIC Caxias, a qual recebemos com muito orgulho e alegria, uma vez que a escolha das agraciadas ocorre por votação das empresas associadas à entidade.
Uma aposta do mercado no segmento de atuação que deu certo, gerou benefício por meio de lei/iniciativa de Governo ou por mobilização…
Idalice Manchini – Uma conquista foi a extinção do imposto Diferencial de Alíquota do ICMS (Difal), sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Lutamos pela causa, fomos à Brasília, junto com a federação do comércio (Fecomércio RS), levando a pauta para o Supremo Tribunal Federal (STF). Por promessa de campanha, conseguimos o feito no governo Eduardo Leite.
Temos também, uma reforma tributária, que foi recentemente aprovada, pela assembleia, mas sem muita definição para o comércio. Precisamos da não cumulatividade plena dos impostos e o aumento dos valores de faturamento anual para as empresas enquadradas no Simples Nacional, que desde 2010 não é atualizada. Vamos pleitear.
O segmento empresarial precisa de …
Idalice Manchini –
Uma boa e coerente reforma tributária, e não uma aprovação de uma carta em branco; uma taxa de juros mais próxima do INPC; mais disponibilidades de financiamentos com prazos e taxas melhores; a proibição da venda direta da indústria para o consumidor e melhores políticas por parte do governo federal no que tange a isenção de impostos sobre produtos importados até U$ 50,00 (cinquenta dólares).
Todo empresário ou empreendedor precisa …
Idalice Manchini – Não estagnar!Estamos na época do conhecimento, da ética e inovação.A sorte só aparece para quem está em movimento. É importante pensar no futuro, crescer visando permanecer no mercado para não “desaparecer”. Aliado a isso, o líder do futuro precisa ser tecnológico, mas sem esquecer o lado humano.
Uma personalidade que inspira …
Idalice Manchini – Destaco a minha mãe (meu anjo e minha referência), Carolina Leidens. E uma referência externa e conhecida mundialmente, a política Margareth Tatcher, que foi primeira-ministra do Reino Unido e entrou para a história com uma atuação que lhe rendeu o título de “Dama de Ferro”.
Se não fosse empresário (a) seria …
Idalice Manchini – Empresária… no ramo em que atuo: o da moda. Pois, moda é desejo, não necessidade. Moda é eventualmente estar nu, parafraseando a icônica estilista Viviane Westwood.
Gostaria de ter sabido antes …
Idalice Manchini – Que a vida não vem com bula. Aprendemos no caminho. E eu aprendi que a humanidade precisa de mais pessoas que abrem portas e puxem a cadeira, do que de pessoas que lhe tiram o tapete. Na jornada, faça o melhor que puder. Seja o melhor que puder. O resultado virá na mesma proporção de seus esforços.
Agenda quando não está no trabalho …
Idalice Manchini – Gosto de ler jornais e livros. Entre meus autores favoritos estão as escritoras Rosamunde Scott Pilcher e Martha Hall Kelly. No esporte, gosto da natação. As viagens nacionais e internacionais também me inspiram e são meta de um objetivo em minha vida. No demais, adoro ficar em casa com a família e de fazer caminhadas.
Admira no ser humano …
Idalice Manchini – A humildade, a ética, a cultura, a amizade, o companheirismo, a transparência e a convivência.
Do futuro espero …
Idalice Manchini – Saúde e saúde! Continuar sendo independente, ter amigos permanentes, mais tempo livre para ajudar e atuar em entidades em prol do ser humano.
Um conselho…
Idalice Manchini –
Seja um malabarista com cinco bolas no ar:
Seu trabalho;
Sua família;
Sua saúde;
Seus amigos e
Sua vida espiritual.
Agora, o teu trabalho é mantê-las todas no ar. Sucesso!
Crédito da foto: Júlio Soares/Objetiva